Ingredientes
1 xícara de grão-de-bico cru
1 colher de sopa de azeite de oliva
4 dentes de alho picados
1 cebola grande cortada em pedaços
1 cenoura bem pequena cortada em pedaços
1 /4 de um pimentão vermelho
1 colher de sopa de pasta de amendoim
maço pequeno de salsinha
1 colher de chá de sal
½ colher de chá de curcuma em pó (opcional)
1 colher de chá de páprica doce
3 colheres de sopa de farinha de trigo ou arroz para opção sem glúten
Modo de preparo
Coloque o grão-de-bico em uma tigela, cubra com água e deixe repousar por 8-12 horas. Passado esse tempo, descarte a água da demolha com ajuda de uma peneira, lave os grãos em água corrente, adicione em um panela com 1 litro de água. Ligue o fogo e quando começar a ferver, desligue, coloque uma tampa e deixe repousando por 15 minutos. Descarte a água novamente com ajuda de uma peneira e reserve os grãos.
Em uma frigideira, aqueça o azeite de oliva e doure a adicione a cebola, alho e a cenoura. Em fogo alto doure por 2-3 minutos. Em seguida adicione o pimentão, doure por mais 1 minuto. Adicione 150 ml de água e deixe refogar até todo líquido tiver secado (é importante que não tenho excesso de líquido aqui). Desligue e reserve.
E um processador de alimentos*, adicione o grão-de-bico já frio, a mistura da cebola já fria, pasta de amendoim, sal, curcuma, páprica, salsinha grosseiramente picada e duas colheres de sopa de farinha. Processe um pouco, até obter uma massa pesada que que de para moldar. Leva 3-4 minutos. Pare de vez em quando para raspar as bordas da tigela. Adicione a massa numa tigela e leve à geladeira por 1 hora.
Enfarinhe um pouco as mãos e uma superfície para colocar os hambúrguer. Pegue uma quantidade da massa nas mãos, de acordo com o tamanho do hamburger que você quer fazer, e molde em forma de hamburger.
Aqueça óleo vegetal numa frigideira, deixe o fogo em médio, adicione o hambuger e doure ele por 2 minutos em um lado, vire com cuidado, doure novamente por mais 2 minutos e repita esse processo mais uma vez.
Esses hambúrguer podem ser congelados crus ou já fritos (meu método preferido) por até 2 meses.