Infestação de escorpiões em alguns bairros requerem atenção dos moradores
Os escorpiões estão causando acidentes em diversos bairros e a prefeitura informa que não ainda não existe um veneno eficiente contra o escorpião. A maior defesa ainda é a prevenção. Uma vez que o aracnídeo, vive em entulhos e locais com acumulo de lixo. O escorpião se alimenta de outros insetos como a barata, que é o seu principal alimento. Nos últimos 15 anos, o número de escorpiões tem aumentado nas regiões urbanas, uma vez que ele encontra ambientes favoráveis em esgotos, já que é um animal noturno.
Confira algumas dicas que evitam a aproximação do escorpião:
– Manter a tampa dos ralos internos na posição fechada; abrir apenas para limpeza e enquanto estiver em uso;
– Colocar telas milimétricas nos ralos na área externa;
– Vedar frestas nos muros, paredes e pisos;
– Vedar a soleira das portas com rodinho ou rolinhos de areia;
– Não acumular entulho ou materiais de construção;
– Verificar se os espelhos de luz e pontos de fiação elétrica não apresentam frestas e vãos;
– Manter o ambiente limpo e organizado; acondicionando o lixo em recipientes fechados; manter a limpeza de jardins, sem acúmulo de folhas; providenciar a limpeza e corte do mato em terrenos;
Para evitar acidentes, é importante:
– Examinar roupas e calçados antes de usá-los;
– Manter cama, sofás, berços afastados da parede;
– Manter lençóis, cobertores, cortinas sem contato diretamente com o chão;
– Usar luvas grossas ao manusear materiais de construção, na limpeza de jardins ou outros materiais que possam servir de abrigo a escorpiões;
– Inseticidas não são eficientes contra escorpiões.
O QUE FAZER SE ENCONTRAR UM ESCORPIÃO? – NÃO MATE
Isole o escorpião em um recipiente de vidro e leve imediatamente a unidade de saúde mais próxima. Será feito um boletim de ocorrência, com as informações do animal, local, data e hora. Agentes de saúde irão até o local para verificar se Há infestação próximo de onde foi localizado.
O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTE?
A recomendação é ir imediatamente ao hospital de referência mais próximo. Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.
Crianças menores de 10 anos e idosos acima dos 60 necessitam de cuidados IMEDIATOS.
Não tente matar o escorpião pisando no mesmo, isso pode causar picada acidental e o veneno da calda ainda continuará ativo podendo causar outros acidentes.